lunedì 19 gennaio 2009

EXPORTAR DESEMPREGO?!


Desde que cheguei a Espanha, que este país nao pára de conseguir feitos histróricos. Falências astronómicas, desemprego altissimo (supera a barreira dos 3 milhoes de desempregados), campeonato da europa de futebol . Enfim a lista de desgraças é interminável.

Vou centrar-me hoje no desemprego e na estratégia para o combater.

Como devem verificar no quadro, desde dezembro de 2007 até Dezembro de 2008 houve um aumento no desemprego de quase 50%. Ora isto parecendo que nao, é muito.

A soluçao simples e eficaz é o aumento das exportaçoes. já sei o que devem estar a pensar "mas neste ambiente de crise economica-financeira internacional, a quem é que a Espanha vai vender?". Aqui é quando eu digo "Mas quem disse que eu estava falar em aumentar as vendas?", ao que vocês dizem "hã" (mas secretamente pensam "este Nuno deve ter bebido cañas a mais").

Ok, eu desenvolvo a teoria: a Espanha, para combater o desemprego está a promover a exportaçao de desempregados. Pois é! Simples e eficaz. Isto se tiver a adesao que se pretende. É outra maneira de ver o problema .Há falta de emprego? Nao. Há é desempregados a mais, bora lá mandá-los embora.

Como é que isto é feito? Através de um programa que se chama "retorno voluntário". Existe uma forte campanha publicitária em curso para sensibilizar os desempregados estrangeiros a "darem de frosques" (se calhar até é fraquinha e ninguém deu por isso, mas imaginemos que sim, que é uma grande campanha publicitária, tipo a da "Toys r us" no natal).

Sempre defendi que uma economia para ser competitiva tem de ter a Inovaçao como seu motor. Tinha em vista sempre a criaçao de emprego, nunca me passou pela cabeça a "descriaçao" de desempregados.

Viva a Inovaçao!!

P.S. Nao tenho a minima ideia como funciona o programa, quem quiser mais pormenores clique aqui.

Nessun commento: