sabato 31 gennaio 2009

Bélgica

Algures a meados de Novembro fui à Bélgica. Aproveitei a hospedagem de um camarada tuga ex-erasmus e lá fui um fim-de-semana.

Foi a quarta vez que visitei o país. É incrivelmente o país estrangeiro que mais vezes visitei (depois de Espanha e Itália). E vale a pena. Normalmente as pessoas pensam em ir para Londres, Roma, Paris, Barcelona, etc..., mas eu acho que vale a pena ir à Bélgica senão vejamos:

-Terra da batata frita
-Terra do Waffle
-Terra da cerveja
-Terra dos bombons

Em relação à batata frita e aos bombons os belgas reclamam a sua invenção. O caso da cerveja e dos bombons é diferente: não o inventaram mas melhoraram. Tem vários tipo de cervejas, doces, amargas, com sabor a morango, a vinho, com muito e pouco alcool. Enfim, para todos os gostos. Se alguém vai à bélgica e não encontrar nenhuma cerveja que goste, é porque não experimentou bastantes. Já a venda dos bombons foi elevada a categoria de arte. Existe uma loja de bombons em cada 5 metros, sendo que quem vê pela primeira vez parece que está a entrar numa loja de perfumes ou numa joalharia, tal è a pinta que apresentam.

As duas cidades em que estive desta vez foram Bruxelas e Brugges (tanto uma como outra já tinha visitado, mas valeu a pena repetir). Mas existem outras que valem a pena: Gent, Leuven e Antuérpia têm a minha forte recomendação.

Bruxelas tem provavelmente a mais bela praça da europa. Brugges é a "Veneza da Bélgica". O bom que este país tem é que é pequeno, por isso dá para conhecer várias cidades num curto espaço de tempo. Uma vez vi Brugges e Gent no mesmo dia e estava a dormir em Leven.

Nesta viagem, foi preciso comprar uma daquelas máquinas descartáveis, que diga-se de passagem, não foi tão fácil encontrar como há 3 ou 4 anos, tendo em conta que andava por uma zona turística. A qualidade não era grande coisa, maioria das fotos saiu mal, mas foi o que se arranjou.

O inicio da viagem foi algo emocionante. Tinha o avião às 18h e saia do trabalho às 17h. Não é emocionante aquela sensação de estar a caminho do aeroporto e pensar que se vai perder o avião?


P.S. Quando disse que vi 2 cidades no mesmo dia e que estava a dormir noutra, não queria dizer que sonhei com essas cidades. Porque convenhamos, assim qualquer um vê dezenas de cidades por dia. O que queria dizer, e peço desde já desculpa se induzi alguém em erro, é que aquando da minha ida a essas duas cidades, ainda fui pernoitar numa 3ª, para salientar o facto de ser fácil uma pessoa deslocar-se de cidade para cidade nesse pequeno mas encantador país.

Nessun commento: