martedì 6 maggio 2008

Apertar o cinto

Está na hora de apertar o cinto. Tomei essa decisão depois de olhar para a minha folha de cálculo e concluir que em Abril gastei mais dinheiro do que o que recebi. Como alguns devem lembrar-se, uma sábia pessoa disse que isso nunca era uma boa ideia (Sesimbra 2007, não me lembro do mês).

Isto foi a primeira vez que aconteceu desde Novembro, sendo que na altura havia a desculpa das compras para a casa, que se vão amortizando. Nao foi o caso deste mês. Mas eu ainda acho que é possível fazer uma vida tranquila, com uma viagem por mês, sem ter de andar a contar tostões, é preciso é um melhor controlo de tesouraria. Por exemplo não demorar mais do que uma semana a introduzir os gastos na tal folha excel, para ter sempre uma ideia de a quantas ando. Por falar nisso, há quase uma semana que não o faço.

Mas o apertar o cinto tem dois sentidos, um é o do "bolso", o outro é o das calças. Estes mês inscrevi-me no ginásio que há ao pé de casa (uns 300 mt). Uma das minhas companheiras de piso inscreveu-se no mês passado e eu resolvi também aderir, quando soube do preço: 37€/mês. Claro que a minha companheira de casa para já só fez caridade, porque ainda não pôs lá os pés (há pessoal assim, generoso, gosta de pagar a mensalidade do ginásio e não aparecer nem para visitar).

Claro que o facto da mensalidade ser tão baixa tem a sua explicação. Toalhas: cada um leve a sua. Aquele aparelho para medir as pulsação, não "c'è". O "exame" que o personal trainer faz é ridículo (apenas perguntas). O programa que o gajo dá nem indicações de pesos tem para cada máquina (basicamente cada um decide quanto peso acha que consegue aguentar, e com um bocado de sorte não tem nenhuma lesão muscular).

Hoje fui à primeira sessão e pareceu-me muito ligeira. Acho que vou começar a inventar eu o meu programa. Não me doí nada, como é que é possível?

Para estar em forma não chega apenas fazer exercício físico. Como toda a gente sabe também é necessário ter uma alimentação saudável. Por isso cheguei a casa e jantei pizza, acompanhado de cerveja e como sobremesa comi um gelado de Tiramsú.

P.S. Esqueci-me de mencionar um pormenor interessante. A primeira coisa que eu faço para reduzir as despesas é arranjar mais um custo fixo mensal! Curioso, não?

Nessun commento: