giovedì 24 aprile 2008

Sant Jordi


Dia 23 de Abril é o dia de Sant Jordi.

Aqui em Barcelona dá-se mais importância a este dia do que ao dia dos namorados (essa americanice capitalista).

Para ser capitalista, ao menos que seja à maneira Catalã! Neste dia é de bom tom que os homens ofereçam rosas às amigas, colegas de trabalho e à cara-metade (Pareço a Bobone a falar, mas tudo bem). Por seu lado as mulheres são apenas "obrigadas" a oferecer um livro à sua "pareja".

Mas o especial disto é que as ruas ficam apinhadas, (tipo metro à hora de ponta) com gente a passear e a ver as bancas de livros e de flores que se montam só para aquele dia. Tem o seu quê de belo...tem sim senhor, mas demorei o dobro do tempo para ir a casa almoçar por causa da confusão que havia.

Para ajudar à festa, era dia do Barça-Manchester United. Ou seja, a zona das Ramblas estava cheio de ingleses bebâdos (imagino eu, porque não me aventurei ir para esses lados).

Ao procurar um link que explicasse melhor o que era (clicar em dia de Sant Jordi, lá em cima, não aqui) também vi que é o único dia do ano que a Generalitat abre portas, para que se possa ver uma obra prima gótica qualquer, que serve para homenagear o santo. Não vi, fica para a próxima!

2 commenti:

Euricos ha detto...

Quando visitei Barcelona pela primeira vez, deparei-me com este cenário, e vinha escrito nos guias o que era o dia de S Jordi.. cumprimos a tradição ofereci umas flores as companhias femininas e claro recebi em troca um belo de um livro.. são coisas, histórias, tradições o importante é por a Economia em movimento..

Iniesta de Mundet ha detto...

Eurico trota-mundos...sempre em cima do acontecimento!