venerdì 23 novembre 2007

Viagem a Itália-Pisa


E 5 anos depois de ter chegado pela primeira vez a Itália, lá conheci um dos seus símbolos. Vivi 10 meses no país da Pizza e da lasagna, mas nunca tinha ido ver a torre mais inclinada do mundo, nem mesmo num dos meus vários regressos.

Uma das principais razões foi a ausência de grandes comentários abonatórios em relação à cidade: "Pisa é a torre, o Duomo e o Baptistério, mais nada", é o que diziam todas as pessoas que visitavam esta cidade.

Até já tinha passado pelo aeroporto de Pisa uma vez, a caminho de...Bologna, mas como era tarde, não deu para passar por lá. Mas desta vez, tinha: cheguei perto das 13h ao aeroporto e passei a tarde no centro da cidade, que afinal não é tão má como pintam. Tem um rio e tudo, parecido com o de Florença ou Verona. Não existe realmente mais nada para além dos monumentos de que falei, mas a cidade não é feia...eu gostei (apesar de nem sequer entrar no meu top 5 de cidades italianas).

E foi uma sensação boa a de não ter nenhuma dificuldade em expressar-me (ao contrário do espanhuelo, em que ás vezes basta uma palavra que não saiba para ficar emperrado numa frase). Até respirava com mais tranquilidade, também porque o italiano é uma lingua muito mais agradável de se ouvir do que o espanhol.

Almoço: Tagliatella al ragú (mais conhecido por "bolonhesa"). Birra: Nastro Azzurro (marca que pertence à Peroni e que salvo erro foi minha cliente).

Quando estava a voltar para a estação aconteceu uma coisa curiosa: estava aflito para "mudar as águas", então fui a um café. Para não parecer mal, entrei mas consumi. Aproveitei e li o jornal que lá estava, a falar do clássico Juve-Inter, e depois fui-me embora. O problema é que 5 minutos depois de sair, já precisava "mudar ás águas" outra vez, porque tinha bebido...cerveja (é que as garrafas de cerveja em itália são de 0,66L). Então parei num café, e como sou um gajo coerente pedi...cerveja!

Next Stop Firenze!! (acabei de reparar que stop e post têm as mesma letras, não é extremamente interessante este facto?)

1 commento:

Anonimo ha detto...
Questo commento è stato eliminato da un amministratore del blog.