giovedì 14 maggio 2009

As voltas que a história dá...


Faço já um pré-aviso: este é o meu post mais ambicioso: Aborda História, Futebol e Política. Tudo no contexto daquilo a que nós, os tugas, chamamos de Espanha. Quem nao estiver interessado em nenhum destes prismas pode ver as fotos dos futebolistas (ok chicas, já sei que nao pus o Cristiano Ronaldo).

Como sabem, ou deveriam saber, ontém realizou-se a final da Taça do Rei de Espanha. Nesta final encontraram-se os dois clubes que mais vezes venceram este trofeu. Aproximadamente 25 cada uma. Sao portanto as duas grande potências da competiçao.

No entanto, apesar de entre as duas terem vencido cerca de metade dos trofeus em disputa, ambas já estavam há algum tempo sem festejar uma vitória. O Barça desde 1998 (com o Figo a capitao) e o Athletic desde 1984, num jogo polémico e famoso em todo o mundo, porque acabou com cenas de pancadaria entre todos os jogadores, com Maradona e Goicotxea como protagonistas .

Apesar da ultima final ter sido como foi. O espirto para este jogo era completamente diferente. Apesar de nos anos 50 o principal rival do Barça ser o Athletic (li num jornal catalao, por isso deve ser verdade), hoje em dia os adeptos de ambos os clubes estao em sintonia, porque a maioria é contra a monarquia e uma grande parte contra Espanha. Este sentimento deve-se sobretudo ao Franquismo e ao seu regime de opressao às linguas catala e basca (era proibido falar estas linguas), numa tentativa de unir a Espanha à força. O resultado está à vista.

Em Bilbao, sobretudo, a expectativa era muita. Para dar dois exemplos: 20 mil adeptos foram ao ultimo treino da equipa e estavam 40 mil em Valência, cidade onde se realizou a final. Isto apesar de só metade ter bilhete. Penso que se houvesse 100 mil bilhetes disponíveis, os bascos lotavam o estádio na mesma (e Bilbao tem cerca de 400 mil habitantes, para terem uma ideia).

Em Barcelona, o entusiasmo era bastante menor, porque o mais importante ainda está por chegar...Campeonato e Champions. Mas o objectivo de uma inédita tripla (ganhar os 3 títulos) dava uma motivaçao extra para o jogo.

Marcou primeiro o Athletic, mas o Barça mostrou de seguida porque é que é a melhor equipa da década e uma das melhores da história e marcou 4 golos. Ver o Barça a jogar e depois ir ver o Benfica de Quique é realmente deprimente. É como ir ver a Catedral de Sao Pedro e depois ir ver uma igrejazita de Aldeia. Sao mundo diferentes.


O mais marcante do que se passou ontem á noite foi:
-O incrível apoio que os adeptos bascos deram ao Ahtletic. Mesmo a perder 4-1 nao deixavam de incentivar os jogadores e gritar que nem uns desalmados (se bem os conheço, a quantidade de alcool que devem ter bebido por Valência durante o dia todo também deve ter ajudado).
- A enorme assobiadela que praticamente todo o estádio deu ao hino espanhol. Nao foi surpresa, mas é sempre embaraçoso que um hino seja assobiado no próprio país, perante o chefe de estado, pelos próprios cidadaos desse país. Sao ainda feridas do Franquismo, mas curiosamente muita gente nem sequer tinha nascido quando caiu Franco. Lembrei-me agora mesmo que em Portugal estao a fazer do Salazar um garanhao do século XX, através de uma série. Isto depois de ter sido votado o Português do século. Enfim...

Nao deixa de ser curioso que assobiem o gajo que tem o nome da taça. Mais coerente seria boicotar os jogos. Mas tudo bem.

Agora passo a parte que dá origem ao titulo deste post. Contar-vos como a história de 5 clubes espanhóis estao interligados: Athletic Bibao, Atletico de Madrid, Barcelona, Espanyol e Real Madrid.

O F.C.Barcelona foi fundado por um suiço e no seu inicio as suas equipas eram constituidas maioritariamente por estrangeiros. Actualmente tem como grande rivais o Real Madrid e o Espanyol de Barcelona. Hoje em dia funciona como símbolo da Catalunya.

O Athletic de Bilbao foi fundado por um inglês e 32 bascos. Ou seja, apesar de actualmente só poderem jogar na equipa, futebolistas nascidos no País Basco, ou formados no clube, na sua génese há um "camone". É o grande simbolo do País Basco (logo depois do kalimotxo). Tem como rival a Real Sociedad (também do País Basco), mas na primeira metade do século era o Barcelona, por causa das Taças do Rei.

O Atletico de Madrid foi fundado por estudantes bascos em Madrid. Por isso o símbolo parecido e as cores da camisola iguais. Tem por isso duas razoes para ser rival do Real Madrid.

O Espanyol de Barcelona tem a sua fundaçao directamente ligada com a existência do Barça. Um grupo de jovens, junta-se porque queria formar uma equipa que tivesse apenas jogadores espanhoís, ao contrário do que acontecia com o Barça, que tinha ingleses e suiços. Deduzo que fossem praticamente só jogadores catalaes. Ou seja, foi formado por catalaes para jogarem catalaes. Agora tem como rival o Barça e é bastante mal visto em Barcelona e na Catalunya, porque é conotado com o Franquismo.

O Real Madrid., e aqui entao a ironia é suprema, foi fundado por dois irmaos catalaes...de Barcelona: Juan Padrós e Carlos Padrós. Ok se fossem catalaes à seria seriam Joan e Carles. Mas a verdade é essa. Actualmente tem como rivais o Barça e o Atletico de Madrid.

E no fundo era aqui que queria chegar. Esta lenga lenga toda foi só para dizer que é irónico que o Barça, sendo actualmente a grande bandeira da Catalunya, ter sido fundado por um estrangeiro, e que os seus principais rivais tenham sido fundados por catalaes!

Nessun commento: