venerdì 18 luglio 2008

Crise? Qual crise?


Em Espanha o poder politico tem medo de dizer a verdade (não é só em Espanha, mas como é aqui que vivo, é o que me interessa).

Zapatero não tem vergonha de dizer que o país não está em crise. Mas a opinião pública continua a pedir ao governo que tire a cabeça de baixo da areia e assuma realidade.

Ora uma muito boa oportunidade sugiu recentemente com o escândalo de uma das principais empresas de contrução do país de nuestro hermanos. Basicamente a Martinsa Fadesa está falida.

Apesar de soar bem, parece que isto de falir não é bom para o negócio. Sobretudo quando a empresa é grande e tem alguns trocos em dívida (alguns milhares de milhões de Euros...coisa pouca). Não só os credores vão perder grande parte do que a Martinsa Fadesa lhes devia, como naturalmente milhares de pessoas ficam desempregadas. Juntando-se a isto existem compradores que ficam sem casa (não há dinheiro para acabar as obras).

A Spanair vai despedir 1100 trabalhadores, entre os quais 100 pilotos.

Tendo em conta que a Espanha é o principal parceiro económico de Portugal (se não é devia ser, não consultei nenhuma estatistica, sigo-me pelo instinto que é tão válido como as previsões dos economistas, que nunca acertam uma e não sabem o que fazer para evitar crises, apenas as constatam)...dizia eu, sendo Espanha o principal parceiro de Portugal, estando nós (os lusos) em crise há não sei quanto tempo, na altura que esta malta andava de vento em poupa, agora que estão em baixo...o que irá ser da nossa economia? O medo!!

Nessun commento: