lunedì 30 giugno 2008

Campeones

E lá ganharam os espanhuelos o campeonato da Europa.

Por incrível que possa parecer para quem não conhece a Catalunha, isto nem foi muito festejado por aqui. Uma grande parte dos catalães torciam contra espanha, e mesmo os que torciam a favor não fizeram grande festa.

Para terem uma ideia, foi como quando o Clube de Corruptos ganhou a champions e até havia pessoas em Lisboa a festejar, mas não tantas como se fosse o clube dos lagartos e muito menos do que se fosse o glorioso.

A Espanha acabou por ser uma justa vencedora...fez muito mais para vencer do que a Alemanha que eliminou Portugal e a Turquia com 6 golos em 8 remates à baliza, sendo dominado grande parte do tempo. Parecia a Itália (não a deste ano) a jogar, mas sem o rigor rigor defensivo que a squadra azzurra costuma apresentar.

Já a Espanha parecia Portugal dos bons tempos, sempre a trocar a bola, sempre procurar ter o domínio do jogo, mas com a diferença de conseguir marcar.

Quando terminou o jogo fui a casa comer e depois encaminhei-me para a Plaza Catalunya. Viu-se muita gente a festejar, mas entre os número de pessoas que festejavam e o número de "mirones" tipo eu, acho que havia um equilibrio. Os festejos acabaram por ser fraquinhos. Nada que se compare com o que se passou em Madrid. Aliás acho que a festa feita pelos italianos no Largo Camões há dois anos foi muito melhor (apesar de ter obviamente menos gente).

Fico à espera que o Barça ganhe qualquer coisa para ver como é que se festeja a sério por aqui.

Agora com o Scolari "out" (a caminho de se tornar mais um treinador milionário à pala do Abramovich) pode ser que tenhamos um seleccionador que saiba mais de futebol do que da Nossa Senhora de Caravaggio.


Nessun commento: