giovedì 12 giugno 2008

Os piores/melhores da Europa

Agora que estamos em época de Europeu, lembro-me que os habituais comentários do tuga “estamos na cauda da europa”, “somos os mais pobres da europa”, “os outros países é que sao bons” sao um bocado postos de lado. Passamos aos “somos os melhores do mundo”, “ninguém nos bate”, etc…

Mesmo estando a economia portuguesa num estado lastimável, durante o Europeu, o que interessa é que nao falte cerveja fresquinha para ver a bola.

O curioso é que nao sao só os portugueses a fazerem isto. Em Espanha é a mesma coisa e Itália idem. Sempre que leio jornais e revistas espanholas ou italianas (às vezes nao há jornais desportivos na banca), parece que estou a ler um qualquer “periódico” Português. “Estamos em crise”, “somos os mais pobres da Europa”, etc. Em relaçao ao futebol: “os melhores”, blà, blà, blá.

E nesta semana entao com a greve das transportadoras, nunca vi tantas semelhanças entre Portugal e Espanha. Supermercados sem abastecimento, falta de gasolina, etc. O curioso é que em Portugal olha-se sempre para Espanha como o exemplo a seguir. Mas meus amigos, a crise em Espanha começou há cerca de um ano e só agora é que começa a dar sinais claros. E nao me parece que a coisa vá melhorar (antes pelo contrário) tao cedo.

No meio disto tudo, entre Espanha, Itália e Portugal, nao sei quem realmente é “o pior e mais pobre da Europa”. Só que todos reclamam esse estatuto.

O Europeu…esse já cá canta. Somos os melhores!

Acho que o povo latino é um bocado bi-polar.

Nessun commento: