mercoledì 20 febbraio 2008

Viagem a Mallorca


Há alguns dias atrás (mais de um mês) estive em Mallorca. E antes que me comecem a insultar, porque estou sempre a viajar, leiam até ao fim.

Num sábado à tarde, a meados de Janeiro, estava por mero acaso a passear pela Grácia (que é o bairro onde vivo) e reparámos (eu e mais duas pessoas que estavam comigo...acho que eram duas, mas como já foi há um mês não tenho a certeza) que numa das muitas praças que tem o bairro, estavam a preparar festa. Havia várias fogueiras semi-prontas (montes de lenha bem arrumados), caixas de vinho, comida, mesas corridas de madeira, etc.

Perguntamos a alguém que festa é que ia haver e disseram-nos que eram as festas de Sant Antoni. Estas festas são tradicionais em Mallorca, no entanto os mallorquinos que vivem em Barcelona importaram a festa para o bairro da Grácia.

O plano ficou feito, para esse sábado, jantar qualquer coisa e ir para a rua ver festa. Quando chegámos vimos as fogueiras cheias de chouriço a assar, montes de gente de todas as idades a encher as principais praças e ruas do bairro e por lá andámos.

Numa das praças havia música tradicional ao vivo e por lá andavam grupos de mallorquinos a dançar aquilo. As danças são só para quem sabe (portanto obviamente que não eram para mim). Aquilo era uma espécie de foclore, mas não é bem. Também haviam grupos que tocavam gaita-de-foles pelas ruas e até dentro dos bares. E as pessoas vibravam com aquilo. Foi giro este dia em "Mallorca". Acho que conheci mais sobre a cultura da ilha neste dia do que quando passei uma semana em Palma.

Ah...para quem me odeia por eu estar sempre a viajar...daqui a menos de um mês vou a...Bologna! Fico 3/4 dias e vuelvo a baças!


Nessun commento: