mercoledì 7 ottobre 2009

Espionagem


Hoje falo-vos do tema que tem estado na ordem do dia, tanto em Portugal como em Espanha: espionagem.

Em Portugal, houve o escândalo da "espionagem em Belém". Em Espanha, e mais precisamente em Barcelona, houve o escândalo da espionagem aos dirigentes do Barcelona.


Do caso português não tenho muito a acrescentar, até porque imagino que não tenha existido outro tema a abrir os telejornais durante uns tempos. Em relação ao caso do Barça, existem algumas curiosidades:


-A espionagem era feita internamente. Ou seja, teoricamente por ordem do Director-geral, alguns dos vice-presidentes do Barcelona foram espiados "por razões de segurança".
-Os vice-presidentes desconheciam que estavam a ser espiados.
-O presidente (Laporta) também não tinha conhecimento de nada até receber o relatório com os resultados (a mim custa-me a acreditar, mas tudo bem)
-Os espias custaram cerca de 50.000€ (parece-me ser uma carreira a considerar)

-A espionagem pura e dura, foi dado o nome de "auditoria de segurança".


Surgem-me algumas questões importantes:

-Mas que raio de confiança existe entre um grupo de dirigentes que se vigiam entre si?!!

-Como é que estas pessoas conseguem continuar a trabalhar juntas (eu demitia-me no momento, estando na posição de qualquer um deles)?!

-Como é que o Presidente acha que é tudo normal e que é irrelevante que ele tenha ou não dado autorização para este tipo de "auditoria de segurança", mesmo sendo o clube a pagar a conta?!


Uma versão mais elaborada da história diz que a "auditoria de segurança" tinha como objectivo verificar se algum dos vice-presidentes tinha algum podre que o impedisse de ser presidente (nao sei o que iriam considerar "podre"), viso que Laporta não vai ser canditato nas eleições que se aproximam (2010). Ora isto para mim ainda seria mais escandaloso, pois entao ainda menos razões para que fosse o clube a pagar tal serviço.


Lembrei-me que no inicio do ano também houve um escândalo qualquer de espionagem em Madrid, mas na politica. Como interesso-me mais por futebol do que por politica, não me lembro bem dos pormenores, mas podem lê-los aqui.

Nessun commento: