giovedì 13 novembre 2008

Física


Eu nunca fui um grande aluno a fisico-quimica (bom, nao era só fisico-quimica, mas esta disciplina "despertava-me" um desinteresse especial),no entanto se bem me lembro existe uma Lei da fisica que diz que "dois corpos nao podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo". Parece-me no entanto que grande parte dos utentes do metro e do comboio em Barcelona está apostado em violar essa lei, nao sei se pelo prazer de violar leis, se pela curiosidade científica.


Querem que eu desenvolva, nao querem? Eu desenvolvo, porque sou uma pessoa prestável. Desde que passei a usar o metro e o comboio diariamente, para deslocar-me para o meu novo trabalho, vi-me confrontado com uma situaçao que já conhecia, mas que nao me incomodava tanto, porque nao andava muito de transportes, menos ainda nas horas de ponta. Que situaçao é esta? Muito simples, quando uma pessoa tenta sair do metro/comboio, normalmente está um mar de gente que nao deixa espaço para as pessoas sairem. "Atiram-se" à porta encurralam quem quer sair. Nao entendo porque é que nao percebem que só podem entrar depois de quem quer que esteja na carruagem consiga sair, e que para sair precisam que o espaço perto da porta esteja livre!!

Normalmente o que resulta daqui é que em vez de sairem 3 pessoas de cada vez, sai só uma!


Outro caso, para mim ainda mais irritante, é o das pessoas que se sentam nas escadas que dao acesso às plataformas na estaçao de comboios da Plaza Catalunha. As escadas até sao amplas e dariam para passar até 6 pessoas de cada vez. No entanto esta malta, que adora ser rebelde ou tem uma curiosidade cientifica imensa (para testar a tal lei da física), senta-se nos degraus como quem se senta à espera dum concerto...em primeira fila para nao deixar passar ninguém. Chegam a estar sentados no mesmo degrau 5 pessoas, dando apenas espaço para uma passar!

Mas o que custa mesmo é levantar-me às 7h e demorar uma hora para chegar ao "lavoro"! Estava habituado a levantar-me às 9h e demorar 10 min! Enfim, sou um mártir!!!

2 commenti:

Anonimo ha detto...

Caro Nuno, já sei que tiveste en Bruxelas.... Falei com o Ricardo...e fotos aqui dessas tuas viagens por cidades desconhcidas.. eh! será para ai a 10ª vez que vais á belgica não... :)
Um abraço

Iniesta de Mundet ha detto...

Pois é Eurico, depois de Itália e Espanha deve ser o país estrangeiro que conheço melhor! Nao foi a 10ª, mas foi a 4ª. Mas nao te preocupes, hei-de chegar à dezena!

Quanto a fotos é que é mais complicado...esqueci-me de levar a máquina e a máquina descartável que comprei avariou-se!